reflexos

reflexos
um pouco dessa utopia

domingo, 24 de maio de 2015

Cabelos enormes e cabeleireiros estrelinha

Se tem algo que eu tanto amo é o meu cabelo. Ta certo que ele está bem quebrado e ainda com partes manchadas, mas estou satisfeita com ele. Eu passo muita raiva, mas sempre arrumo um jeito de recuperar os danos. Vai fazer um ano que descolori o meu cabelo. No começo ele quebrou muito, principalmente na parte que já tinha tinta. No entanto ele cresceu bastante e está ficando mais saudável por conta dos tratamentos. De fato não é fácil manter um cabelo platinado longo. Mas não é sobre isso a postagem de hoje.





Na verdade eu queria mais desabafar uma coisa relacionada ao universo dos salões de beleza, cabeleireiros e cabelos. Tem um tanto de coisa que gostaria de gritar para todo mundo ouvir, mas vamos deixar por partes. Ao longo dos próximos dias eu vou escrever mais sobre isso.



Desde criança que eu amo cabelos longos. Quando eu falo cabelo longo não é aquele cabelo que bate na cintura, mas sim aqueles cabelos enormes. Que nem a gente vê nos filmes épicos aquelas mulheres com cabelos enormes e ondulados que me matam de inveja (inveja da boa). De fato os figurinistas sempre querem colocar cabelos abaixo da cintura em suas personagens para ficar com um ar mais fantástico e épico que todos nós achamos lindo. Se tornando ainda mais bonitos quando tem aqueles cachos maravilhosos. Seja um cacho mais natural ou aquele mais montado, eu amo muito. Sempre eu vejo as pessoas comentando: que cabelo lindo daquela personagem!


(esse é o meu cabelo, não está um cabelo de filme, mas fico feliz dele ter crescido tanto)



E na vida real? A gente não pode ter? É certo que existem limitações. Os cabelos vão quebrando e ficando ralinho. A coisa piora quando o cabelo é pintado ou descolorido. Também o fator genético influencia. Muitas mulheres tem cabelo mais fino e ralo, o que dificulta um pouco e além disso quando cresce muito fica muito ralinho e feio. No entanto a indústria de cosmético existe para ajudar a tratar nossos cabelos. Usando reconstrutores e fazendo cronograma capilar a gente consegue manter o cabelo mais saudável e forte, assim fica um cabelo longo mais bonito.



Há também produtos que prometem crescer o cabelo mais rápido, são eles os complexos vitamínicos de uso oral, alguns tônicos capilares e os produtos da linha crece pelo lá da República Dominicana. Claro que a alimentação saudável também vai influenciar.


A maioria das mulheres sonham com cabelos que batem pelo menos na cintura. Mas não é todo mundo que consegue. Agora vem o meu desabafo...


Quando uma mulher está com o cabelo longo sempre tem um cabeleireiro para dizer que aquilo está feio e que precisa cortar! Que a mulher ta como cabelo fora de moda e com as pontas ralas. Ta certo que as vezes as pontas ralas dão um aspecto de desleixo, mas aí é um caso específico. É incrível como profissionais da área da beleza não suportam ver cabelos longos! Alé de chegar na cara de pau nas mulheres e falar coisas ofensivas do tipo: “cabelo fora de moda hein... ta precisando de um corte... vamos tirar um pouco desse cabelo... vamos cortar um palmo, modernizar seu rosto, ... vamos tirar essa cara de evangélica... deixa eu fazer um corte modeeeeeeeeerno e te deixar com cara de diva..”. Isso é realmente uma coisa deprimente.



Mostra o quanto que essas pessoas são invejosas e querem usar a gente como cobaia para realizar suas “artes capilares”. No final sai todo mundo com cabelo em camada do mesmo tamanho e casual como todo mundo por aí.

(esse é o cabelo que eu no máximo cortaria as pontinhas, mas o cabeleireiro estrelinha iria cortar mais de dois palmos e fazer camadas pra ficar bem ralinho)


Sempre tentam usar argumentos para você se sentir feia e aceitar ser a cobaia deles. Esse argumento de que você precisa de uma modernizada no visual ou que você ta com cara de evangélica é a estratégia maior. O que tem de tão ruim em ter o visual não moderno? E a cara de evangélica? Já vi muita moça com cabelo longo que é mil vezes mais bonita que meninas que fazem cortes modeeeernos por aí.





A situação piora quando o cabeleireiro é famoso na cidade. Eles se acham no direito de fazer o que quiserem no seu cabelo e na maioria das vezes fazem cagadas. É tipo: “essa menina sem graça não pode me obrigar a fazer no cabelo dela o que ela quer, ela não entende nada de visagismo e eu entendo, eu sou o artista aqui e eu vou cortar como eu quero”. A menina chega com o cabelo longo pedindo para aparar as pontas e eles cortam no ombro e ainda fazem aquelas camadas ridículas que deixam o cabelo ainda mais ralo. Sério, eu ODEIO camadas, só gosto em casos específicos.


Eu já me fodi mil vezes em salão de beleza, mas a minha sorte é que nunca me fodi tanto igual a alguns casos de meninas que foram num cara famoso daqui de Brasília com a intensão de aparar as pontas e terem mais da metade de seus cabelos cortados. A grande vantagem é que eu não pago caro para cortar o cabelo, assim não corro o risco de ser enganada por cabeleireiro estrelinha.



Não esqueço do caso de uma conhecida minha com cabelo vermelho e ondulado na cintura. O cabelo dela era lindo (mesmo eu não gostando muito de cabelo vermelho intenso). Ai ela resolveu aparar as pontas para ajudar um pouco, né, aquele corte mais para manter as pontas saudáveis. Ela com medo de ir para qualquer salão, resolveu ir no cabeleireiro famoso. O cabelo que estava abaixo da cintura ficou acima do ombro e cheio de camadas ridículas. O que a moa teve que fazer? Esperar crescer quase um palmo para poder cortar outra vez para tirar as camadas e só assim poder deixar crescer novamente.
Outra vez minha prima me contou que um cabeleireiro se ofereceu para fazer um corte nela. Ela disse que queria tirar apenas 2 cm. O que aconteceu? O que se imaginar, cortou acima do ombro e feio. Ela chorou até na frente dele.


Uma outra vez que eu achei uma grande merda foi quando eu comprei minha aplique. Não que meu cabelo seja curto, ele é na cintura, mas eu queria uma aplique para deixar ainda maior e mais cheio. A vendedora também era cabeleireira e disse: “essa aplique você pode ajudar o tamanho que quiser, pode até colocar o cabelo para bater quase na bunda, mas você não vai fazer isso pois é feio e brega”. Foda-se se ela acha brega! Eu quero ter o cabelo de ELFA! É isso MESMO, CABELO DE ELFA E NÃO TO NEM AI SE PROFISSIONAIS DE SALÃO DE BELEZA ACHAM FEIO!




Eu acho sim LINDO cabelo enorme, cabelo de elfa é meu sonho! Sonho de um tanto de mulher, mas é difícil por questões genéticas e também por causa de química. Ainda bem que existem por aí formas de tratar o cabelo e também apliques. Além do mais, o cabelo ginante combina muito bem para quem curte o estilo mais folk ou mais "valquíria". Da MUITO CERTO. Além de possibilitar fazer muitas tranças.

(e ai, vai fazer uma trança linda no cabelo com corte modeeeeeeeeeno?????)


Feio mesmo é querer usar o cabelo dos outros como cobaia para suas invenções ridículas.

Portanto, vocês que querem ter cabelos longos, tomem cuidado com profissionais “estrelinhas” e não entrem na onda do “vamos modernizar seu visual”. Aprendam a tratar em casa, a usar as vitaminas e escolher profissionais que cortam apenas a quantidade que você pede.


Sei que foi polêmico e também sei que nem todos os cabeleireiros são assim. Nem todo mundo é arrogante e muitos gostam de cabelos enormes. Mas infelizmente essa é a minha opinião e opinião de muitas outras meninas que já passaram por muitas vezes essas situações desagradáveis. Caso você seja cabeleireiro e se sentiu ofendido, pense bem antes de chegar com comentários desagradáveis dos cabelos das mulheres fora do teu ambiente de trabalho. Esse tipo de comentário que eu faço aqui as suas clientes falam quando saem putas dos salões por ter o cabelo todo tosado.