reflexos

reflexos
um pouco dessa utopia

sábado, 3 de outubro de 2015

Dolph Lundgren

Oi pessoal!




O padrão loiro de olhos azuis de tornou símbolo da beleza nórdica. Basta ter algum loiro de olhos claros por aí que o povo já fala: aquele alí que tem cara de viking ou cara de nórdico. Nem todo loiro de olhos azuis é de origem escandinava. Não querendo desmerecer as outras etnias, pelo contrário, existem belos povos em toda Europa.


O que eu quero dizer é que grande parte dos escandinavos tem traços marcantes. Um deles é os olhos menores e digamos que mais “inchado”, o nariz costuma ser mais gordinho que de um britânico por exemplo. Não que todos os nórdicos tenham essas características, aliás, nem todo nórdico é loiro. Mas o que eu quero dizer é a respeito de características em comum entre eles.



Um exemplo grande de beleza nórdica é o ator sueco Hans Lundgren, mais conhecido como Dolph Lundgren. Ele nasceu em Estolcomo em 1957, o que lhe confere 57 anos. Além de ator, ele também é diretor e lutador, especialista em artes marciais. Ele é um dos atores do círculo de personagens de heróis e lutadores, assim como Silvestre Stallone, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis.


Foram muitos papeis envolvendo lutas durante sua carreira, ficando mundialmente famoso fazendo o papel do boxeador soviético Ivan Drago em Rocky VI. Também fez um papel marcante em He-Man em 1987, aliás, ele ficou perfeito nesse personagem. Seu retorno ao cinema foi em Mercenários ao lado de Stallone e outros bombados.


É interessante ver um pouco a respeito de celebridades nórdicas. A gente se depara com pessoas que estudaram e não são apenas atores. Ele foi aluno do Real Instituto de Tecnologia de Estocolmo, obtendo mais tarde seu Mestrado em engenharia química pela Universidade de Sydney, recebendo ainda uma prestigiada bolsa de estudos Fulbright para o MIT, mas dedicou sua carreira ao cinema.


Lundgren tem duas irmãs e um irmão e viveu na capital de seu país até os 13 anos. Ele foi criado na Igreja Luterana e sofreu pela falta de carinho do pai, que deixava bem claro preferir a esposa e seu irmão do que ele e as irmãs. A situação era tão crítica que seu pai o chamava de “loser” e foi por isso que ele decidiu provar a si mesmo que ele não era um perdedor. No entando ele fala que ama seu pai e não importa o que ele fala. Foi devido a todas as crises que ele decidiu entrar nas artes marciais como boxe e karatê. Sua infância foi sofrida, ele era inseguro e com muitas alergias, além de se achar baixinho.



Aos 13 anos ele foi viver com seus avós na comunidade de Nyland, nprte de Kramfors. Por lá ele se interessou por tambores, rock e futebol americano e se mudou para Los Angeles, onde ganhou algumas bolsas de estudo.


Lundgren aperfeiçoou suas habilidades de karatê treinando duro por cinco anos, alcançando a patente de faixa preta em Kyokushin em 1978. Ele foi capitão do time sueco karate Kyokushin, e foi um adversário formidável em 1979 World Open Tournament (organizado pela Organização Karate Kyokushin) quando ele era apenas um cinturão verde. Ele ganhou os campeonatos europeus em 1980 e 1981, e um torneio de pesos ​​na Austrália, em 1982. Ele continuou treinando depois de deixar sua carreira de torneios.


Durante seu tempo em Sydney, onde ele fazia mestrado, seu ganha pão era trabalhando como segurança em uma boate na área de renome de King Cross. Ele foi premiado com uma bolsa Fulbright para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em 1983. No entanto, durante a preparação para a mudança para Boston, ele foi visto na boate e foi contratado por Grace Jones como um guarda-costas, e os dois se tornaram amantes. A relação deles desenvolveu dramaticamente, e ele se mudou com ela para Nova York.


Em Nova York ele estudou teatro e sua forma física o destacou para fazer filmes. No set do filme de James Bond A View to a Kill, Jones sugeriu que ele tentasse para fora para um papel no filme que levou o sua estreia no cinema interpretando o papel muito menor de um capanga.



Ao saber que Sylvester Stallone estava à procura de um lutador imponente para fazer o papel de Ivan Drago em Rocky IV (1985), Lundgren divulgou vídeos e fotos de si mesmo para um contato distante de Stallone, que eventualmente chegou a ele. Lundgren tentou entrar para o papel, mas foi inicialmente recusado para o papel porque ele era muito alto. No entanto, ele finalmente bateu outros aspirantes a pousar seu papel de estreia em frente Stallone. Para melhorar seu físico e habilidades atléticas para o papel de Drago, ele treinou intensamente na musculação e boxe por cinco meses antes do filme. Lundgren disse: "Nós treinamos seis dias por semana na parte da manhã por cerca de uma hora, em seguida boxe no período da tarde. Nós fizemos uma divisão de peito e costas um dia e, em seguida, ombros, pernas e braços ao lado”.


Lundgren fala sueco, Inglês, um pouco de espanhol, um pouco de alemão, um pouco de francês, um pouco de japonês, e um pouco de italiano, mas não é fluente em cinco idiomas como tem sido frequentemente relatados.




Durante os anos 1980, Lundgren teve relações com a cantora jamaicana Grace Jones e modelo Paula Barbieri. Em 1994 ele se casou com Anette Qviberg, uma designer de jóias e estilista e com ela teve duas filhas lindas, Ida Sigrid Lundgren e Greta Eveline Lundgren, ambas nascidas em Estocolmo. Lundgren e Qviberg citaram a razão para viver longe de Hollywood é que eles querem dar uma criação normal ás suas filhas. Em 2011 eles se separaram e o ator passou a viver em Los Angeles.








Ele é um cara de traços marcantes e um verdadeiro ícone de beleza nórdica e também do gosto dos anos 80, aquele homem loiro, bronzeado e forte que nem os super heróis, temática em alta naquela época. Hoje ele está com 57 anos, é claro que não tem o rosto de garotinho, mas não da pra dizer que ele é feio, na verdade passa bem longe disso. Está passando da hora de chamarem esse sueco pra fazer papel de viking.















Nenhum comentário:

Postar um comentário