reflexos

reflexos
um pouco dessa utopia

domingo, 12 de abril de 2015

Ametista

Esses dias eu estou meio quer fissurada por pedras. Devia ter feito geologia! As pedras e cristais remetem ao mundo subterrâneo onde anões, duendes e gnomos trabalham a joalheria. Imagina um mundo fantástico subitâneo onde um pouco de luz já é o suficiente para que as pedras reflitam esse feixe de luz com muita intensidade!





A ametista é uma variedade roxa quartzo. Ela passou a ser usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era amplamente empregue na antiguidade por entalhadores. Contas de ametista foram encontradas em túmulos anglo-saxônicos na Inglaterra. É a pedra oficial do curso de Letras, normalmente utilizada em anéis de formatura e representa o esclarecimento.





Sua cor é atualmente atribuída à presença de ferro bivalente (Fe2+), mas ela é capaz de ser alterada e até removida por aquecimento ou radiação ultravioleta. Estudos recentes mostraram que a coloração da ametista é devida a impurezas férricas. Estudos complementares mostraram ainda que uma interação complexa entre ferro e alumínio é a responsável pela coloração. Quando exposta ao calor (cerca de 500 °C) se torna amarela, sendo comercializada como "ametista queimada". A transformação da cor é devida à oxidação, isto é, à transformação de Fe2+ em Fe3+. Veios de ametista expostos ao ar livre perdem facilmente a sua cor.




A ametista é a variedade mais apreciada do quartzo. Os seus cristais sempre crescem sobre uma base. Quando têm formato de pirâmides, a cor mais intensa predomina nas pontas dos cristais. Existem algumas variedades de ametista que podem apresentar faixas brancas de quartzo leitoso.



A pedra é composta por uma sobreposição irregular de lâminas alternadas de quartzo esquerdo e direito. Foi mostrado que esta estrutura pode ser devida a estresses mecânicos. Em consequência desta formação compósita, a ametista pode se quebrar com uma fratura ondulada ou mostrar "impressões digitais" e a interseção de dois conjuntos de ondulações curvas podem produzir.  





A ametista é um mineral amplamente distribuído e adequados para uso como pedra preciosa, estão confinados a comparativamente poucos locais. Tais cristais ocorrem tanto em cavidades alongadas (veios) em rochas ígneas, geralmente basaltos, como revestindo internamente de ágata. Muitas das ágatas ocas do Brasil e do Uruguai contêm cristais de ametista no seu interior. Muitas belas ametistas vêm da Rússia, especialmente de perto de Mursinka no distrito de Ekaterinburg, onde ela ocorre em cavidades existentes em rochas ígneas. Muitas localidades na Índia têm ametista e ela também é encontrada no Sri Lanka, principalmente como seixos rolados.


Um mapa de ametistas no mundo




As jazidas mais importantes de ametistas estão no Brasil nas cidades de Caetité na Bahia, Chopinzinho no Paraná, Montezuma em Minas Gerais e principalmente Ametista do Sul (Rio Grande do Sul). Neste município, não são raros geodos com mais de 2 metros de altura.





O corindon roxo ou a safira com tons de ametista são por vezes chamados de ametista oriental, mas esta expressão é frequentemente empregue por joalheiros para belos exemplares de quartzo ametista comum, mesmo quando não são provenientes de fontes orientais.


juro que eu quero minha casa cheia delas!



A ametista é a pedra de nascimento associada a Janeiro e Fevereiro, e está associada aos signos de Peixes, Áries, Capricórnio, Aquário (especialmente as variedades roxa e violeta) e Sagitário. É um símbolo de entendimento celeste, do pensamento pioneiro e da ação na filosofia, religião e planos espirituais e materiais.





Servem para trazer paz e acalmar o espírito. Era frequentemente carregada por soldados nos cabos das lâminas das espadas como um amuleto contra a morte e para trazer a calma e a vitória nas batalhas. É útil para a revelação profética da verdade. Ajuda a fortalecer a sabedoria, fé, religiosidade e é uma ajuda nas preces e nos sonhos. Serve também como amuleto contra bruxaria, veneno (ela indica a presença de veneno diminuindo sua luz) e pensamentos ruins. Também uma ajuda para a castidade, um poder contra todas as formas de super indulgência e uma força para a mente.





Amarrada ao pulso esquerdo permite ao usuário ver o futuro nos sonhos. Ela repele pensamentos e ações malignas, dá um senso apurado para os negócios e previne contra moléstia. A ametista atrai o amor e a boa sorte e ajuda a prevenir a embriaguez.



Quando gravada com os nomes do sol e da lua, diz-se que protege contra a feitiçaria. Um cavalo alado cortado numa ametista é um talismã de proteção para o cavalo e seus cavaleiros. Mergulhe uma ametista em água quente, retire-a, seque-a cuidadosamente e aplique sobre a dor de cabeça ou a dor de dente.





Sonhar com ametistas indica sucesso a um viajante, clérigo, marinheiro, filósofo, professor ou místico. Também proteção, fé e pensamentos frutíferos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário