reflexos

reflexos
um pouco dessa utopia

domingo, 23 de agosto de 2015

Lavanda e seu óleo

Oi pessoal



Uma das coisas que entra pra lista de “o que fazer antes de morrer” é visitar um campo de lavanda. Aquela vastidão roxa e o perfume com certeza devem fazer com que a gente se perca num sonho. Com certeza no mundo imaginário que eu crio, o Amandopia tem campos de lavanda. Eu gosto do cheiro dessa planta, só não curto quando são aqueles produtos de limpeza com o cheiro enjoativo de banheiro.

A lavanda é uma planta nativa da região mediterrânea, ela precisa se um clima não muito húmido e nem muito frio. É uma planta de sol ou meia sombra. É necessário que ela tome pelo menos algumas horas de sol. O solo não deve ser muito molhado e ela aguenta bem o clima seco.



Para o plantio é necessário que seja semeado superficialmente, apenas pressionando de leve as sementes no solo. Também é fácil de encontrar as mudas em viveiros. O espaçamento de uma planta a outra é de no mínimo 30cm e pode ser facilmente cultivada em vasos de 30 a 40cm de diâmetro. Seu porte é de 30cm a 2 metros e suas flores podem ser roxas, rosas ou brancas.

Infelizmente há algo em mim que não permite que nada que eu plante vingue. Eu cheguei a plantar umas mudas de lavanda e outras espécies, mas apenas o capim santo vingou.  Pode ser que eu tenha aguado muito, ou realmente eu tenho algum problema com plantas. O mais triste é que eu amo mato e quero ser paisagista... tenso para quem tem problemas de plantar.



O cultivo da lavanda é principalmente para a extração do seu óleo essencial que é muito utilizado em perfumarias e produtos de limpeza. Também há o cultivo ornamental. Sabe-se que suas flores servem de alimento para as abelhas e o mel que é produzindo a partir do néctar dessa planta é considerado de ótima qualidade. Também é plantada para uso medicinal e alimentação por conta de seu aroma.

Ela é muito utilizada como um aromatizador natural, portanto é uma planta boa para se ter em casa. Além do aroma, ela serve como analgésico, tem efeitos sedativos, anti inflamatórios, relaxante e calmante.




No misticismo a lavanda é relacionada com o planeta Mercúrio e seu elemento é o ar. Pode ser usada em banhos ou com incensos para a purificação, curar e atrair homens. Jogar a planta no fogo no solstício de verão é um tributo aos deuses e também faz com que tenhamos mais inspiração e visão. Também está relacionada ao sono e com concentração e melhor visão das coisas. Portanto é uma planta boa para se ter em casa já que nos momentos de dúvidas e confusos ela pode ajudar em pequenos rituais para abrir nossa visão. O óleo ajuda no relaxamento e melhoria de estado depressivo, trabalhando então o equilíbrio da alma ajudando nas polaridades yin yang. Ajuda a combater sentimentos inflamados, estres e dores de cabeça. Assim sendo, uma massagem com o óleo de lavanda auxilia nessas coisas.

Ela é uma erva para se ter bons sonhos e evitar pesadelos. O perfume que exala é que desperta determinados sentidos no cérebro enquanto dormimos, além de ajudar na qualidade do sono.



Por tradição, cada erva possui uma finalidade determinada. Mas também podem ser combinadas para resultados específicos. Para usá-las com o objetivo de influenciar os sonhos e ter mais calma, poderá envolvê-las numa gaze, e colocar dentro de um saco de pano. Essa prática centenária poderá ser feita todas as noites, ou sempre que considerar necessário. Quando as flores secas perderem o cheiro, deve-se trocar as flores. 

Sempre que posso compro sabonetes e sais de banho de lavanda, de fato é uma erva que eu gosto muito, ainda mais aliada aos cosméticos, coisa que eu tenho tanto vício. Geralmente quando vejo algum sabonete de glicerina de lavanda eu compro uns dois. Assim, para quem não tem a planta em casa, os cosméticos são uma fonte da gente poder ter algum contato com o cheiro e ter alguns benefícios dela.






A extração do óleo de lavanda é feito da seguinte forma:

  1. 1.       Corte os brotos de lavanda fresca ou já pode comprar seco. Corte os galhos junto com as flores, com segmentos de aproximadamente 15 cm. Para infundir o óleo, é bom que se retire os galhos grossos perto da base. O ideal é que se use as flores e os botões.
  2. 2.   É necessário que a planta seque para se obter um aroma melhor e minimizar a chance do óleo ficar rançoso. Assim, é bom que se amarrem os ramos e pendure-os num varal. Esse processo de secagem pode demorar duas semanas.
  3. 3.   Depois de seca, esmague-as suavemente num almofariz, mas é bom que as flores e botões estejam separados. Todo o material seve está bem limpo e seco para não haver contaminação, pois a água interfere na infusão.
  4. 4.    Despeje óleo sem aroma sobre as flores. Esse óleo pode ser azeite de oliva, óleo de amêndoas ou de açafrão. Cubra as flores completamente, mas deixando 2,5cm no topo para a expansão.
  5. 5.  Deixe a lavanda descansando na luz do sol. Cubra bem o pote e deixe a mistura descansando por 48 horas ou até poder sentir o aroma. Quanto mais tempo deixar, melhor. 
  6. 6.  Coe o óleo com um pedaço de musselina ou outro tecido. Descarte as flores e os pedaços da planta.
  7. 7.  Pode-se adicionar algumas gotas de vitamina E para dar mas longevidade ao óleo. Isso é recomendado se você não tiver um lugar escuro e frio para guardar o óleo. É importante que o óleo seja armazenado em garrafas ou vidros escuros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário