reflexos

reflexos
um pouco dessa utopia

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Madrepérola ou nácar

Oi pessoal!



Nós, as sereias amamos os tesourinhos do mar e um deles é a madrepérola, aquelas conchas  furta cor que são muito utilizadas em bijuterias, decoração, mobiliário, armas, instrumentos musicais e em qualquer coisa por aí. Umas são mais brilhosas e coloridas do que outras.



A madrepérola ou nácar na verdade é uma substância produzida por alguns moluscos. Ele é uma substância dura, irisada, rica em cálcio e está no interior das conchas, que é liberado por como uma reação a um corpo estranho que tenha entrado na membrana epitelial. O corpo estranho causa irritação ao animal, que passa a liberar essa secreção isolada para calcificação similar a parte interna da concha, formando uma pérola cujo tamanho varia de acordo com o tempo de resistência do corpo estranho no animal e das condições climáticas do meio ambiente. Ela recebe esse nome de madrepérola (mãe da pérola) justamente por ser uma concha que tem a mesma substância das pérolas.




As ostras que produzem a madrepérola são as bivalves. É no oceano Pacífico que são encontradas as maiores peças sendo então transportada para o mundo todo. Assim sua “produção” é bem comum na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Filipinas.


No Brasil as ostras com as melhores “peças” estão no sul da Ilha de Marajó, onde a madrepérola é mais espessa e com cerca de 10 cm e forma alongada. É comum também encontrar pérolas de boa qualidade na região.




Por ser irisada ela pode refletir muitas cores, podendo variar do rosa, amarelo, ocre, prata, azul e verde.


Na cultura das bodas, aos trinta anos de casado o casal comemora as bodas de nácar.



Para os gregos, a deusa Vênus nasceu dentro de uma concha madrepérola tendo sido criada pelas espumas do mar.


As Bruxas na Europa utilizam mais a madrepérola do que o próprio cristal. A energia e o poder dela se ativa facilmente ao contato com a água, acelerando o resultado na magia. A tradição na bruxaria consiste em ter no altar uma madrepérola para que nunca falte prosperidade em qualquer que seja a magia realizada.





Sua energia é a receptividade e poderes de proteção e riqueza. Está relacionada ao planeta Netuno e também à Lua. Ela também é associada à prata, água e a Akasha (energia universal). No misticismo ela atrai dinheiro e riqueza.



Dizem que é preciso tomar certos cuidados com madrepérolas e pérolas. Elas são materiais orgânicos e deve-se evitar de guarda-las em locais fechados onde a peça não respira e nem onde há calor excessivo. Já li também que não é bom guardar em locais úmidos, embora eu ache que isso não faz sentido já que o próprio molusco vive na água e tem a pele úmida.


Imagina que coisa mais linda um banheiro com partilhas de madrepérola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário