reflexos

reflexos
um pouco dessa utopia

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Flor de lótus

Oi pessoal!




Nelumbo nucifera é uma planta aquática de gênero Nelumbo, conhecida popularmente como lótus ou flor de lótus. Ela é nativa da Ásia, habitante de cursos de água calmas ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade. É enraizada no fundo lodoso por um rizoma vigoroso, do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima do espelho de água por longos pecíolos. Produz belas flores rosadas, azuis ou brancas, grandes e com muitas pétalas. É conhecida pela longevidade das suas sementes, que podem germinar após 13 séculos.



As flores, as sementes, folhas e raízes são comestíveis. Na Ásia, suas pétalas são empregadas como enfeites, enquanto suas largas folhas são utilizadas para embrulhar comida. São ingredientes usados em sopas e frituras. Pétalas, folhas, e rizomas podem também ser comidos crus, mas com risco de transmissão de parasitas. Portanto, é recomendado que sejam cozidas antes de serem consumidas. A planta é consumida também como chá por possuir qualidades terapêuticas que vão desde a cura de doenças renais e pulmonares até o combate do estresse e insônia, segundo a medicina chinesa.





Ela é considerada sagrada e um dos símbolos mais antigos que existe. Nos ensinamentos do budismo e hinduísmo, ela simboliza o nascimento divino, o crescimento espiritual e a pureza do coração e da mente. Seu significado começa em suas raízes, já que são fundamentadas em meio à lama e ao lodo de lagoas e lagos. O lótus vai subindo à superfície para florescer com notável beleza. O simbolismo está especialmente nesta capacidade de enfrentar a escuridão e sujeira , assim floresce limpa, bonita e especial.



Quando chega a noite as pétalas da flor se fecham e a flor mergulha debaixo d’água. Antes de amanhecer, ela levanta-se das profundezas novamente, até ressurgir novamente à superfície, onde abre suas pétalas novamente. Por causa desse ritualismo, os egípcios antigos associavam a flor de lótus com o deus do sol Ra, porque a flor se fecha durante a noite e se abre todas as manhãs com o ressurgimento do sol.



Suas pétalas conseguem repelir microrganismos e poeiras. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais e a flor que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.


É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e segundo uma lenda, quando Buda deus seus primeiros passos, em todos os lugares onde pisou, flores de lótus desabrocharam. Não é raro encontrarmos figuras de Buda e outras divindades, sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.


A semente de lótus é representante da perfeição inerente já formada dentro de cada ser vivo. As sementes também simbolizam longevidade, já que podem germinar mesmo após milênios.





É difícil encontrar um país da Ásia onde o lótus não seja considerada sagrada. Ela está bem presente na mitologia oriental, especialmente na cultura indiana, egípcia, chinesa e japonesa, onde esta flor é extremamente admirada e representada.


A flor de Lótus é uma planta sagrada no Egito Antigo, onde é retratada no interior das pirâmides e nos antigos palácios do Egito. Segundo uma lenda, é relacionada à criação do mundo e o umbigo do Deus Vishnu, onde teria nascido uma brilhante flor de lótus e desta teria surgido outra divindade, o Brahma, o criador do cosmo e dos homens.




O egípcios também associavam a flor azul à sexualidade e origem da vida, assim era embebida no vinho nas comemorações e orgias. Eles apreciavam a flor não apenas pelo seu cheiro agradável, mas também pelas suas qualidades curativas.


Seus efeitos são afrodisíacos, eufóricos e relaxantes, despertando a libido, aumentando o desejo sexual e a sensibilidade, tornando-se ligeiramente ébrios em doses mais altas, podendo até ser alucinógeno. Pode-se preparar como infusão quente adicionando 5 gramas em água quente(sem ferver). E para uma bebida tradicional egípcia, mistura-se 10 a 15 gramas em uma garrafa de vinho deixando descansar por 10 a 20 dias. Ela também pode ser fumada com tabaco.





Eu não dizer nada a respeito dos efeitos afrodisíacos e tão pouco consumi a planta. Não sei se ela funciona mais para os homens ou para ambos quando se trata de aumentar a libido. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário