reflexos

reflexos
um pouco dessa utopia

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Casas em enxaimel

Oi pessoal!



A Era Medieval é um período que influenciou e ainda influencia gerações de escritores, artistas, cineastas e nerds. Por mais que hoje em dia sabemos que viver naquela época não era nada bonito como o romantismo colocou, ela não deixa de ser uma época que por muitos é o assunto favorito ao se tratar de História.


São os costumes, vestimentas, música, comida, arte sagas, reis, rainhas, príncipes, princesas, bruxas e lendas que nos encanta e em especial, a rusticidade da época. Os castelos, florestas e as cidades medievais vistas por um lado mais romântico viram verdadeiros cenários fantásticos na nossa mente. Assim eu queria muito poder viver num lugar bem frio, usar vestimentas baseadas naquela época e morar numa casa rústica de madeira e pedra. Claro que tudo com conforto, como já disse, uma visão romântica da época.



Eu tenho juntado imagens de casas da época e resolvi estudar um pouco as construções enxaimel. Para quem não sabe, são aquelas casas com a estrutura aparente, que é típico no sul do Brasil trazido pelos alemães.


O enxaimel é uma técnica de estrutura rígida de madeixas encaixadas e com preenchimento de alvenaria. É um método muito antigo e que foi bastante utilizado na Idade Média na Europa. Não se sabe ao certo sua origem, mas sabe-se que são mais é na Alemanha e Áustria. Esse tipo de construção é um momento na História da Arquitetura onde as casas deixaram de ter estacas fincadas no solo para melhor estabilidade, que passou a ser solucionada com melhores encaixes das peças de madeiras que ficam aparentes. O telhado deve ser colocado antes de preencher os vãos para que seu peso torne a estrutura mais firme.









As disposições das peças de madeira são nos sentidos verticais, horizontais e diagonais e o preenchimento é com barro e pedra ou tijolos. Sua construção não é fácil e necessita de ferramentas e estudo para isso, ainda mais naquela época que não existia sistema de medição. Tudo era construído de modo empírico, ou seja, método de observação, tentativa e acerto. Podemos dizer que a engenharia e arquitetura se desenvolveu muito.
Para medir as coisas, eram aditados medidas de pés e polegadas, geralmente de algum rei ou senhor feudal. Portanto cada cidade tinha um sistema de medição diferente, pois cada uma tinha um rei.


Naquela época também haviam as guildas que formavam artesãos, ferreiros e carpinteiros onde o conhecimento era repassado. Portanto há diferenciações, cortes e encaixes diferente. Houve também evolução na técnica construtiva.







A Alemanha algumas casas de enxaimel tem 800 anos, ou seja, na alta Idade Média, no entanto a técnica é muito mais antiga que isso. Muitas dessas edificações são de 2 a 4 andares com muita história e significado cultural envolvido. Assim o país se preocupa muito com a preservação dessas construções, mesmo sendo simples quartos ou salas.



As construções viraram rotas de turismo na Alemanha, são cerca de 3 mil quilômetros e 100 cidades ou vilas todas em enxaimel, com mais se 7 séculos de história e cultura e dizem que nenhuma casa é igual a outra. O “passeio” se estende do rio Elba até o Lago de Constança, passando por seis estados alemães: Niedersachsen, Sachsen-Anhalt, Hessen, Thüringen, Bayern e Baden-Württemberg. Nessas regiões são feitos festivais, feiras gastronômicas e entretenimento para atrair os turistas. Com certeza é uma rota de viagem que eu irem fazer algum dia!









Nenhum comentário:

Postar um comentário